quarta-feira, 14 de março de 2012

Chico Albuquerque

Hoje resolvi falar sobre um fotógrafo cearense: Chico Albuquerque.

Seu Chico, como era conhecido, nasceu em 1915, em Fortaleza e seus pais eram fotógrafos. Apesar de ter nascido na capital do Ceará, foi em São Paulo que ele montou seu estúdio. Foi um membro do Foto Cine Clube Bandeirante e um ativo participante do movimento Fotoclubismo.

Além de fotógrafo renomado, especializado em retrato, Seu Chico foi quem iniciou a fotografia publicitária no Brasil. Em 1948, ele fez a primeira fotografia para uma campanha da Johnson & Johnson. Naquela época, o que ilustrava as propagandas eram os desenhos realistas de modelos pin-ups.

Em 1941, inciou-se as gravações de um curta sobre a América Latina. Orson Welles, cineasta americano, filmou favelas, as escolas de samba e os barcos que saiam do Ceará e iam para o Rio de Janeiro. Chico Albuquerque foi convidado para fazer as fotos de cena e registra os jangadeiros do Ceará.

Porém, por ironia do destino, um jangadeiro morreu durante as cenas, e Welles desistiu de fazer o curta e voltou para os Estados Unidos. A experiência com Welles marca profundamente Chico Albuquerque, que, 10 anos depois, retorna a Fortaleza e registra além da paisagem cearense, a vida dos jangadeiros, seu cotidiano, a luta pela sobrevivência e a importância do mar sem suas vidas. Este registro é um de seus mais reconhecidos ensaios: Mucuripe.

Postarei algumas fotografias do ilustríssimo senhor Chico Albuquerque, para vocês verem quão talentoso ele foi... Um ótimo portfólio e um modelo a ser seguido. Uma inspiração.



Orson Welles




                       


Espero que tenham gostado! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário